Contrato de Compra e Venda de Terreno - Perguntas Frequentes



PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O CONTRATO DE COMPRA E VENDA DE TERRENO

Abaixo estão os algumas das perguntas mais frequentes sobre o contrato de compra e venda de terreno:


• Quais são os documentos necessários para realizar a compra e venda de um terreno?

Os documentos necessários geralmente incluem a escritura de compra e venda do terreno, certidões negativas de débitos fiscais e trabalhistas, matrícula atualizada do imóvel e documentos de identificação das partes.

• Quais são os passos para realizar uma compra e venda de terreno?

Os passos incluem a negociação entre o comprador e o vendedor, a elaboração e assinatura do contrato de compra e venda, o pagamento do preço acordado, a transferência da propriedade do terreno e o registro da escritura no cartório de registro de imóveis.

• Quais são as responsabilidades do vendedor e do comprador em um contrato de compra e venda de terreno?

O vendedor é responsável por garantir a legalidade da venda, apresentar os documentos necessários, entregar o terreno livre de ônus e dívidas, e transferir a propriedade ao comprador. O comprador é responsável por pagar o preço acordado e cumprir com as condições estabelecidas no contrato.

• Quais são os cuidados que o comprador deve tomar antes de fechar o negócio de compra e venda de terreno?

O comprador deve realizar uma análise detalhada do terreno, verificar a documentação, realizar vistorias técnicas, obter informações sobre a infraestrutura local, consultar um advogado especializado e negociar as condições mais favoráveis possíveis antes de fechar o negócio.

• É necessário registrar o contrato de compra e venda de terreno em cartório?

Caso o terreno tenha matrícula em Cartório é recomendado que seja feita a lavratura da Escritura, sendo o registro do contrato no Cartório de Registro de Imóveis necessário.

Mas se o terreno não tiver matrícula, o contrato será então considerado como 'de gaveta'. Neste caso, o recomendado é que seja feito o reconhecimento das firmas para aumentar a segurança entre as partes.

• Preciso da assinatura do meu cônjuge no contrato?

Negociações envolvendo um terreno no qual o vendedor seja casado devem ter a assinatura do cônjuge para evitar futuras reclamações. Ja o comprador não tem a obrigação de ter a assinatura do cônjuge, mas ela é recomendada.

A assinatura é dispensada caso o casamento tiver o regime de bens de separação total de bens.

• Quem deverá pagar os impostos e as taxas na compra e venda do terreno?

Normalmente quem paga as taxas e impostos para a transferência da titularidade, seja na prefeitura ou nos Cartórios de Registro de Imóveis, é o comprador. Mas é possível definir de outra forma no contrato, caso seja o acordado entre as partes.

• Quais são as despesas que são pagas na compra e venda do terreno?

As despesas decorrentes de uma compra e venda de um terreno normalmente são:

1. Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI);

2. Custas do Tabelionato para lavratura da Escritura Pública de Compra e Venda;

3. Custas do Cartório de Registro de Imóvel para qie seja feita a atualização da matrícula do terreno.


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